segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Gospel Sunday Club, a igreja do século XXI

Autor: Robson T. Fernandes


A Gospel Sunday Club é um nome fictício que pode ser dado a muitas igrejas da pós-modernidade que se assemelham a clubes, já que Gospel Sunday Club é o Clube do Evangelho do Domingo.

Clubes porque têm se tornado em locais de encontro para casais, e não de adoração; locais de exposição de bens materiais como roupas, relógios e a febre por celulares modernos, e não de oração; locais nos quais se reúnem para contar piadas engraçadas, e não para estudos bíblicos; locais nos quais os púlpitos têm se tornado fontes de autopromoção, para se divulgar viagens particulares, se fazer relatos de ‘endeusamento’ pessoal e contos de vantagem; locais nos quais as músicas são direcionadas aos gostos de líderes egocêntricos, e não para Deus; locais nos quais as crianças podem brincar na hora do culto no meio da igreja, correr nos salões, enquanto alguém traz alguma mensagem sem conteúdo bíblico, mas recheada de ideologias pessoais; locais nos quais são realizadas festividades para se arrecadar dinheiro com determinada finalidade, mas no final nunca se vê o resultado daquilo que foi prometido; locais que não se preocupam com treinamento de discípulos, mas com entretenimento que tira a visão do foco; locais nos quais o pecado não é, não pode e não deve ser combatido, porque é a alma que sustenta o Gospel Sunday Club.

Welcome to Gospel Sunday Club, a igrejinha de brinquedo do século XXI. Aqui a Teologia e vetada, a Soteriologia é esquecida, a Escatologia é abandonada, a Apologética é proibida, a Eclesiologia é ignorada, o Curso Bíblico é obscurecido, a Escola Dominical é extinta, o Treinamento é discriminado, o Seminário é ridicularizado, o Estudante da Bíblia perseguido e a Bíblia ‘desempoeirada’ todo domingo, porque, afinal de contas, a Bíblia tem que ser lida pelo menos uma vez por semana, para não ser tão descarado, não é mesmo? Afinal, estamos falando de uma igreja........

Gospel Sunday Club, a igreja na qual tudo é permitido. Se você deseja adulterar, mentir, viver hipocritamente, se vestir como bem lhe convier ... ali é o lugar.

Deus, me parece que não tem mais como ficar pior, porém a cada dia me vem uma nova surpresa, uma nova tristeza. A Igreja foi colocada na Terra não para agradar ao homem, mas para ser luz para o homem, para ser o baluarte da verdade. O baluarte é o mesmo que uma fortaleza inexpugnável, invencível inconquistável, mas a igreja do século XXI tem se deixado conquistar pelos aparentes prazeres deste século, pelas riquezas, pela imoralidade, pela falta de princípios, pela ausência de regras que a tem tornado uma suposta igreja, alicerçada na anarquia.

Deus, tem misericórdia de teu povo, escuta as nossas orações. Ajuda-nos Senhor.

A igreja tem cedido, e cedido cada vez mais, e o que antes eram igrejas tem voltado atrás e se transformado em clubes de entretenimento de finais de semana.

Deus, nos quebra, nos molda, nos faz de novo, nos usa pra Tua glória. Apenas para Tua única glória.




Robson Tavares Fernandes é casado com Maria José Fernandes e residem na cidade de Campina Grande. É bacharel em Teologia pelo STEC (Seminário Teológico Evangélico Congregacional). É diretor e professor do CBA (Curso Básico de Apologética), pesquisador da VINACC (Visão Nacional para a Consciência Cristã), professor do ITESMI (Instituto Teológico Superior de Missões) e palestrante.

Nenhum comentário: